quarta-feira, 20 de maio de 2015

28 anos: O Ano Da Grande Transformação vs SATURNO


8  Maio 2015 - 29 anos



No passado dia 8 de Maio completei mais uma Primavera, 29 anos, o último ano na casa dos vinte, em que na minha perspectiva será a continuação do ano da grande transformação que se iniciou com os meus 27 anos, mas que teve o seu auge aos 28 anos. Sinto e acredito que este será um ano de grandes mudanças e de grandes novidades! :D


Então, o que aconteceu aos 28 anos, para eu considerar que foi o ano da minha grande transformação?

Depois de meses a estudar para 2 exames que me faltavam na faculdade para dar como terminado o meu ciclo de estudos, mais uma vez não consegui obter os resultados pretendidos e depois de tanta frustração e desmotivação, decidi parar e desistir de tal tormenta.
Por mais difícil que fosse de aceitar, principalmente sabendo que seria uma grande frustração para as pessoas que sempre me apoiaram nesse percurso, dizendo-me que tinha de me agarrar aos estudos e fazer um esforço para terminar o curso.

Bem, finalmente soltei as amarras e afirmei-me! Decidi que não queria mais esse percurso para mim, pois sentia há já algum tempo que aquele não era o meu caminho e que acima de tudo sou um ser individual e tenho de tomar as minhas próprias escolhas. Assumi toda a responsabilidade de tal decisão e cometi um golpe de asa! Fui contra tudo e todos, mesmo não sendo apoiada nem compreendida, sentia no meu íntimo que este era o caminho a seguir... O caminho das terapias alternativas e da Medicina Chinesa!

Na verdade em algumas meditações que fiz, tive alguns insights em que a resposta a tal assunto era "ruptura", deixar o velho para trás para que o novo se pudesse apresentar. Por mais difícil que me fosse aceitar, tive de passar por todas as fases até chegar à fase da aceitação. Foram tempos bastante conturbados.

Para terminar esta passagem gostaria apenas de dizer que, desistir não significa ser covarde nem ter a capacidade de enfrentar os problemas e aquilo que a vida me apresenta. Desistir significa apenas que:

“Nada em mim foi covarde, nem mesmo as desistências: desistir, ainda que não pareça, foi o meu grande gesto de coragem.”
Caio Fernando Abreu


E depois de enfrentada esta fase, começou o ciclo do Novo Início: 

“Um novo início se abre para uma nova Primavera. Uma nova perspectiva, sem amarras nem questões antigas. Uma nova realidade verdejante, como a Primavera nos primeiros dias.”
J.C.



Em Astrologia a Primavera assinala o início do signo de Carneiro, que sendo o primeiro signo do zodíaco tem como características o início, a acção, o nascimento.
E em Medicina Chinesa a Primavera tem como elemento a Madeira que corresponde exactamente ao nascimento, ao início da expansão do Yang Qi.

Portanto, tudo me faz muito sentido, desde o facto de eu ter nascido na Primavera com signo solar em Touro, apesar de ter a característica de Touro bem presente na minha vida, lentidão, sempre que início alguma coisa, seja um projecto, uma ideia, whatever... Demoro tempo a realizá-la, a pô-la em prática, mas depois de começar dificilmente desisto. Por norma sou bastante persistente e possuo uma grande característica: Perseverança!






Embate de Saturno: 


Falando agora dos 28 anos e do impacto astrológico que esta idade traz. 

Provavelmente alguns de vocês já ouviram falar do grande "monstro" que é Saturno ao nível astrológico. Bom, este planeta confere uma grande carga na nossa vida, e essa carga é conhecida por "Karma", consequentemente Saturno faz encarnar a alma para regularizar o Karma, logo onde há Saturno há sempre algo que é mais lento e mais frio. 

A casa astrológica onde se encontra Saturno no nosso mapa astral, é a área de vida onde vimos actualizar o nosso destino, resolvendo e dissolvendo o Karma e o resíduo energético que trazemos de outras vidas. 


Uma palavra-chave para Saturno é "tempo", ou seja, para atingirmos o tal destino é necessário tempo. A sabedoria precisa de experiência, e a experiência precisa de tempo! 
Na verdade precisamos de tempo para transformar o nosso sistema energético e para expandir a nossa consciência. Mas uma das propostas que Saturno nos traz, é a grande transformação do sentimento de culpa em responsabilidade, ou seja, em vez de ficarmos a vibrar na vitimização (ou porque achamos que o mundo está contra nós ou porque culpamos os outros), temos de nos responsabilizar pelas nossas escolhas e as devidas consequências que estas escolhas trazem. 


Talvez já tenham ouvido falar nas idades kármicas de 7 em 7 anos. A verdade é que este facto tem uma razão de ser tão simples como perceber os ciclos de Saturno
Pois bem, de 7 em 7 anos temos um teste àquilo que começou, para ver se a experiência adquirida continua a ser válida daí para a frente. Por outro lado, é uma altura que temos de assimilar, de restruturar, de nos responsabilizarmos por esse passado, pelos acontecimentos que rondam os 7, 14, 21, 28, etc. anos: 
  • Aos 7 anos Saturno faz uma quadratura; 
  • Aos 14 anos Saturno faz uma oposição; 
  • Aos 21 anos Saturno faz uma quadratura; 
  • Aos 28 anos temos o embate de Saturno


Por norma, Saturno demora cerca de 28-30 anos a dar a volta ao zodíaco, portanto há pessoas que passam por algum tipo de transformação um pouco antes ou depois dos 28 anos. 

Atenção que a Astrologia não é uma ciência exacta nem linear, é necessário ter em conta os momentos de retrogradação dos planetas. 



Como conclusão gostaria de dizer que a passagem dos 28 para os 29 anos foi muito bem passada, foi um dia em que acordei a sentir uma energia brutal, e sem dúvida que isso se reflectiu no meu exterior em todos os sentidos durante todo o dia. 

Sou grata pelo dia fantástico que passei!

<3



Natália Mourão

1 comentário:

  1. A desistência pode começar com a aceitação de que não sou aquilo, e parar pode ser seguir em frente.
    Ouvir realmente o que eu quero para mim... ser feliz.

    :-)

    ResponderEliminar